27ª Semana
27.05.2015 – 15h00 - 20h00
Como estamos no fim do 3.º período a maioria das crianças não tinha trabalhos nem nada para estudar, apenas o David esteve a estudar matemática com o professor Tote. O resto das crianças estava a pintar ou a jogar playstation. Entretanto algumas crianças quiseram jogar Cluedo e nós fomos jogar com eles.
No fim do dia o João, o David e a Luna começaram a gozar, a ofender e a ameaçar a Fabiana. A Margarida pediu-lhes para pararem e estarem todos sossegados, cada um a fazer a atividade que estava a fazer. Mas a situação continuou e a Margarida expulsou o João e o David do espaço o que provocou uma birra por parte do David e o João começou a dizer que ia chamar a mãe entre outras coisas. O facto de a Fabiana ter ficado no espaço não ajudou mas a Margarida achou melhor ela lá ficar porque eles a tinham ameaçado. A situação não acalmou com eles a fazer imenso barulho mesmo fora do espaço.
A Margarida ligou à coordenadora e informou-a que ia fechar o espaço até porque estava completamente sozinha no espaço, estando só mesmo eu e a minha colega lá.
Ao sairmos juntamente com a Fabiana eles começaram a implicar com ela principalmente o David que lhe deu com a mochila e tanto eu como a minha colega tivemos de o afastar dela várias vezes.
Outros miúdos que chegaram depois de a confusão ter acontecido ao serem instigados pelo João também começaram a meter-se com a Fabiana e a dizer que tanto eu como a minha colega não podíamos fazer nada porque estávamos fora do espaço. Ao chegarmos perto do prédio da Fabiana e indo nós para outro lado disse-lhe para ela correr para casa para que eles não a apanhassem porque não teríamos forma de estar com ela e a proteger.
A situação foi reportada à coordenadora e amanhã teremos de estar presentes na reunião que acontecerá com toda a equipa para se decidir que decisão tomar relativamente ao João e ao David uma vez que não é a primeira nem segunda vez que acontecem situações destas provocadas por ambos.
28.05.2015 – 15h00 – 17h30
Devido ao que aconteceu ontem a Margarida pediu-nos para irmos às 15 horas para o estágio para estarmos com ela quando ela falasse com a Cláudia, a coordenadora do projeto.
Quando chegámos a Cláudia ainda não tinha chegado e ficámos à espera dela. Assim que chegámos ela perguntou-nos pelo nosso projeto e nós dissemos que já tínhamos acabado de o implementar e imediatamente ela disse que então não valia a pena irmos mais. Nós dissemos que ainda teríamos de fazer a entrevista à Margarida na semana seguinte e que apesar de o projeto já ter sido implementado era nossa obrigação continuar a ir até ao fim do nosso semestre. A resposta que ela nos deu foi que ela é que sabia se tínhamos de continuar ou não e como tal só poderíamos voltar lá para realizar a entrevista. Este tipo de conversa relativamente à nossa presença no espaço continuou durante a tarde. E por ser o fim das aulas não apareceu criança nenhuma no espaço por isso estávamos a falar com a Margarida e ela mandou-nos fazer a entrevista já que não tínhamos nada para fazer. Explicámos então que o guião para além de não estar connosco ainda não tinha sido aprovado pela professora e que só para a semana a poderíamos fazer. A resposta da coordenadora foi que não queria saber e que tínhamos de fazer a entrevista ou arranjar algo para fazer. Entretanto a Margarida referiu que tinha de ir embora por causa de uma consulta ao que ela responde “Vão vão”.
Com a falta de crianças, toda a conversa que ouvimos durante a tarde relativamente à nossa presença ser indesejada e ao dizer-nos no fim para irmos todas embora resolvemos então vir embora do espaço. E eu e a minha colega demos por terminada a nossa presença no projeto.
Reflexão temática: Bullying