24ª Semana

06.05.2015 – 16h00 – 20h00

            À quarta é sempre dia de apoio ao estudo. Quando chegámos ao espaço o professor Todd estava com o Elei a estudar matemática e nós ficámos com a Fabiana a estudar português. O Tiago chegou e veio estudar português comigo mas tal como no dia anterior fez birra e simplesmente recusou-se a ler e a responder às perguntas que lhe fazia. Ao mesmo tempo o Elei terminou as explicações e a Fabiana começou a sua birra habitual porque não gosta de estudar matemática com o professor Todd. Por isso a Margarida fez um acordo com o Tiago e a Fabiana. Ele ia estudar matemática e depois voltava ao português e a Fabiana continuava a estudar para o exame de português e depois ia estudar matemática.
Quando o Tiago terminou a Fabiana não quis novamente estudar matemática e ao fim de algum tempo de insistência por parte de todos o professor acabou por desistir e recusou-se a dar-lhe explicações naquele dia. E acabou por ir embora porque não havia mais ninguém para as explicações de matemática. E como a Fabiana já não tinha nada para estudar teve de sair do espaço porque só podia entrar quem estava a estudar.

A Luna chegou e eu fiquei com ela a fazer trabalhos de matemática. A minha colega ficou com o Tiago a estudar português que também se recusava a estudar. E acabou por não estudar nada por isso a Margarida teve de falar com a avó dele. Entretanto chegou a Cristiana que foi fazer os trabalhos com a minha colega. A Luna foi-se embora e eu fui ajudar a minha colega com a Cristiana que tem muita dificuldade a concentrar-se.

 

07.05.2015 – 16h00 – 20h00

            Hoje foi o segundo dia da implementação do nosso projeto. Novamente apareceram poucas crianças. A atividade planeada era o futebol humano mas com quatro crianças era difícil aplicar o jogo. Por isso tivemos novamente de alterar a atividade. Falámos com eles para saber que jogos eles gostam mas nenhum era bom para adaptar ao nosso projeto. Decidimos então adaptar novamente um jogo tradicional, o macaquinho do chinês. Um dos miúdos não quis participar porque só queria jogar o que ele gosta e como nenhum dos jogos dava ele decidiu ir andar de skate.
O jogo tinha as regras normais mas sempre que eles paravam nós íamos ter com eles e fazíamos perguntas sobre o nosso tema. Caso acertassem ficavam no lugar, se errassem voltavam ao início mas podiam continuar a jogar. Quando alguém conseguia chegar até nós antes de nos virarmos fazíamos uma pergunta e se acertasse era o vencedor do jogo. Fizemos vários jogos e todos pareciam estar a divertir-se.
Quando terminámos a atividade eles quiseram ir jogar outro jogo tradicional, o “Sr. Doutor”, connosco e assim foi. Algum tempo depois estávamos todos cansados e fomos para o espaço para eles avaliarem a nossa atividade e jogar Cluedo que eles tanto gostam.