23.ª Semana
29.04.2015 – 16h00 – 20h00
Hoje foi dia de apoio ao estudo porque é quando há mais crianças para o apoio. Quando chegámos o Elei e a Fabiana já estavam no espaço a ter apoio com a Margarida e o Marco, o professor de informática, que hoje se encontrava no espaço.
A Fabiana manteve-se com o Marco a estudar inglês e nós começamos a ajudar o Elei a estudar para o exame nacional de português. Quando a Fabiana terminou fui ajudá-la com o português pois também estava a estudar para o exame. Entretanto chegou o professor Todd para o apoio de matemática e o Tiago que ia ter apoio com o professor. Estivemos todos a estudar até o Elei e a Fabiana terminarem. Quando terminaram foram brincar. O Tiago terminou o estudo e veio estudar português comigo enquanto a Fabiana voltou ao estudo, desta vez de matemática com o professor Todd.
Quando chegou a Luna ela foi fazer os trabalhos com a minha colega. Quando todos terminaram puderam ir brincar. A Fabiana e a Luna jogavam às cartas enquanto o Tiago e outros meninos se encontravam na rua a brincar.
Nessa altura fomos sentar-nos com a Margarida e falámos novamente sobre a implementação do projeto que será feita amanhã. Durante o dia estivemos também a informar as crianças novamente de que amanhã haverá atividades no espaço.
30.04.2015 – 16h00 – 20h00
Hoje conseguimos finalmente implementar o projeto. Ao chegarmos tínhamos o João, a Fabiana, o Elei e a Beatriz à nossa espera mas ainda esperámos algum tempo para que viessem mais porque planeamos atividades de grupos por isso precisámos de mais miúdos. Como não aparecia ninguém decidimos adaptar a atividade para quatro participantes. Antes do início da atividade pedimos-lhes para responderem a perguntas para sabermos o que eles sabiam sobre o nosso tema. Adaptamos a atividade e decidimos utilizar o jogo de “O Rei Manda”.
Fomos lá para fora e formámos duas equipas, inicialmente rapazes vs raparigas, e eles tinham de chegar até nós a fazer o que mandássemos, como por exemplo de costas, andar à caranguejo, entre outros, e dizer três palavras relacionadas com o que lhes pedíssemos, como pôr exemplo desportos aquáticos, vegetais, produtos de higiene entre outros. Assim que dissessem as palavras voltavam para trás e quando chegassem ao lugar de partida o colega de equipa podia vir ter connosco como nos estafetas. De seguida as equipas foram trocadas e ficaram equipas mistas.
No fim da atividade pedimos-lhes que a avaliassem assim como aos técnicos que estiveram connosco a ver a atividade.