15ª Semana

25.02.2015 - 16h00-20h00

Hoje nenhuma das crianças tinha trabalhos de casa ou que estudar para os testes por isso estivemos a jogar com eles a vários jogos de tabuleiro e ao Uno que é algo que eles gostam. Depois falámos com a Margarida sobre o nosso projeto para percebermos se era realizável e se as crianças iriam aderir. Ela disse-nos que sim até porque eles gostam de jogos por isso não devemos ter problemas relativamente à participação deles.
Depois a Margarida contou-nos uma situação que tinha acontecido ontem no espaço com os pais de um miúdo. Ao que parece o miúdo escondeu-se quando a mãe o foi buscar e andaram todos à procura dele. Como ele não aparecia o pai foi chamado e ele acabou a culpar a esposa pelo que tinha acontecido e bateu-lhe.
Infelizmente pelo contexto social do bairro e pelo que conseguimos perceber por alguns miúdos situações de violência doméstica são normais e não me chocou muito. Chocou-me mais a atitude por parte das pessoas que lá estavam, nomeadamente os técnicos do espaço que nada fizeram e nem a PSP chamaram. Para mim a atitude de quem assistiu devia ter sido outra em vez de ignorarem o que aconteceu.

26.02.2015 - 16h00-20h00

Assim que chegamos ao espaço jovem duas das crianças que já lá estavam pediram-nos logo para jogarmos com elas ao Uno. Algum tempo depois chegou a Cristiana que tinha trabalhos de casa, então eu fui ajudá-la enquanto a minha colega Maria Francisca ficou com as outras crianças até porque a Margarida tinha saído mais cedo e o Ângelo estava no espaço ao lado, com os rapazes do skate.