22ª Semana
22.04.2015 - 15h00 - 19h00
Hoje fomos abrir o espaço a pedido da Margarida pois nem ela ou o Ângelo o podiam fazer. Chegámos às 15h e já tínhamos o Elei e a Fabiana à nossa espera. Entrámos os quatro e começámos a fazer o apoio ao estudo. O Elei tinha de estudar ciências mas não tinha o livro por isso a Fabiana ofereceu-se para ir buscar o dela a casa. Enquanto ela foi a casa o Elei foi andar de skate. Neste intervalo de tempo apareceu uma senhora no espaço a querer falar com a responsável e nós dissemos que naquele momento ela não estava. Então perguntou-nos que os adolescentes que costumam andar de skate pelo bairro pertencem ao espaço ao que nós dissemos que sim. Ela disse-nos então que eles andavam todos os dias de skate pelo bairro e que o andavam a vandalizar, e que por isso queria o número da responsável ou iria falar com o presidente da junta. Dissemos que não podíamos dar o número sem autorização mas que dentro de pouco tempo a responsável chegaria. A senhora não podia lá ir mais tarde e disse que iria falar então com o presidente da junta.
Entretanto o Elei e a Fabiana voltaram e recomeçámos o apoio ao estudo. Eu fiquei a estudar inglês com a Fabiana enquanto que a minha colega ajudava o Elei a estudar ciências. Depois chegou o Leandro que não tinha trabalhos mas andou a ver os manuais que há no espaço para se entreter enquanto nós estávamos ocupadas com os outros dois meninos. A Magda apareceu no espaço para falar com a Margarida mas como ela não estava pediu-nos para lhe dizermos que ela hoje não viria ao espaço porque tinha de arrumar a casa e estava com o braço dorido do implante. De seguida apareceram o João e a Beatriz que se sentaram à mesa e iam falando uns com os outros e connosco.
Quando terminamos o apoio ao estudo chegou o senhor Todd para as explicações de matemática. Nenhum deles queria estudar principalmente a Fabiana que dizia que não queria e que a Margarida tinha dito que hoje não estudava matemática. Fui então falar com o Elei e pedi-lhe várias vezes para ir estudar e que era só meia hora. Ele dizia que não queria e eu acabei por desistir porque não o podia obrigar mas dois minutos depois ele regressou ao espaço e disse-me que era só meia hora. Eu disse-lhe que sim e ele começou a estudar.
Enquanto ele estudava a Fabiana quis jogar Uno e fomos as três mais a Beatriz jogar Uno. Depois do Elei terminar o apoio foi a vez do Tiago, que chegou minutos depois do Elei ter terminado.
A Margarida e o Ângelo chegaram por volta das 17h45 e nessa altura estivemos a contar à Margarida tudo o que tinha acontecido. Ela disse-nos que teria de relatar a situação da senhora à Cláudia e que por isso no fim do apoio tínhamos de contar tudo do inicio para ela escrever um e-mail assim como também tínhamos de contar a situação da Magda.
A Fabiana recusava-se a estudar matemática então a Margarida foi falar com a mãe dela. A mãe disse-lhe então que ela tinha de ir estudar mas ela manteve a má atitude que tem tido nas últimas semanas e atirou com o manual e o lápis para cima da mesa. A mãe não gostou e bateu-lhe várias vezes o que nos chocou às três pela atitude em si como pela força com que lhe bateu. Ela lá estudou e quando terminou o senhor Todd foi-se embora. Nessa altura foi pedido a todas as crianças que saíssem do espaço e estivemos a relatar as situações à Margarida.
Não percebemos qual a importância da situação da Magda por isso ela explicou-nos que ela está sinalizada e que existe um plano para ela e que está a ser acompanhada na escola e no espaço mas ela não está a cumprir esse plano. E se não o começar a cumprir poderá ser retirada à família.
23.04.2015 - 15h00 - 19h00
Hoje entrámos novamente às 15h. Fomos informadas pela Margarida que teríamos de ir mais cedo porque tínhamos de ir ajudar a arrumar o novo espaço do projeto que irá ser inaugurado dentro de pouco tempo no bairro da Serafina. Uns minutos antes da hora marcada chegamos ao espaço e pouco depois fomos para a Serafina que fica a uns minutos de carro do bairro da Liberdade. Ao chegarmos percebemos que não íamos arrumar o espaço mas sim montar os móveis do espaço e foi isso que fizemos a tarde toda.
Era suposto termos começado a implementar o nosso projeto hoje mas como a coordenadora não tem o mínimo interesse ou preocupação pelo projeto tivemos de o adiar para a próxima semana. A Margarida já se mostrou disponível para nos ajudar no que precisarmos e disse que na próxima semana implementamos o projeto.